Wednesday, January 11, 2006

Tudo é comércio

Você vê a manchete: "Homem mata as quatro filhas e comete suícidio". A primeira idéia que lhe vem a mente é a imagem da insanidade, motivada certamente por algum distúrbio orgânico ou um desvio comportamental muito grave, não sou profissional nessa área, são só palpites de leigo. Depois a idéia que domina é a de piedade, quantas pessoas não estarão sofrendo fruto desse gesto tresloucado?

Você lê mais um pouco da notícia e fica dividido, entre a realidade brutal do fato, e agora, por saber que esse fato ocorreu na Suécia. Certamente a localização geográfica não retira nenhuma das considerações anteriores, continua sendo um gesto tresloucado, pessoas continuam sofrendo. Mas eu começo a contestar a necessidade da notícia.

Devemos nos manter informado do que ocorre no mundo. Exato. Mas daquilo que possa ter alguma influência ou consequência direta sobre as nossas vidas. Qual a influência que o assassinato múltiplo cometido por um tresloucado na Suécia terá sobre mim aqui em Porto Alegre? Confesso que, agora, podera até vir a ter. Sabem por quê? Porque foi noticiado. Não fosse noticiado aqui e o fato passaria sem consequência alguma aqui.

A imprensa contínua no seu velho sistema, se vende é notícia, não há o compromisso com a ética, uma palavra menor nessas grandes e modernas redações dos dias de hoje.

No comments: