Thursday, June 22, 2006

Questão de escala de valores

O Eduardo comentou meu post sobre a nossa desmedida paixão sobre o futebol com propriedade. Colocou alguns pressupostos básicos e corretos; é mais questão de priorizar valores do que invalidar qualquer um deles. Também não há porque reafirmar coisas do tipo "eu sou livre inclusive para fazer o que eu quero", onde se incluí até o que está errado, isso é óbvio e, de certa forma, se formos raciocinar sob este prisma, somos livres até para matar; desde que paguemos o preço exigido pela lei - veja que o sofisma não funciona sempre e para tudo!

O grande problema entre discutir teorias econômicas apresentando críticas a modelos atuais funcionais, e contrapondo a eles modelos teóricos é a teoria pura. E teoria inútil porque os modelos teóricos apresentados não possuem aplicações práticas ou modelos testados. Por exemplo, acho interessante quando defendem o comunismo como o sistema ideal, mas não apresentam nenhum exemplo prático e funcional de sucesso do sistema; ao contrário, tudo o que foi feito até hoje dentro dessa filosofia deu errado. Assim, se for para ficar em teorias puras, vamos continuar até o fim dos tempos sendo o "pais do futuro" - e eu acrescento: do pretérito.

Apresentar como solução teorias idealistas mas que não levam a lugar nenhum? Adoro quando dizem, isso tudo se resolve com educação. Não desacredito disso, mas se é tão fácil a solução porque ninguém resolveu até hoje? Apresentar soluções baseadas no "éden cristão", coisa do tipo: se os homens não tiveram mais ganância o problema mundial estará resolvido; ou, se formos todos bons não haverá maldade; não parece ser uma filosofia sensata, prática e útil.

Mas é como eu digo: cada um com seu cada um...

No comments: