Monday, January 23, 2006

"Assumiu a Presidência da Bolívia Evo Morales, O Índio Cocalero"

Andei lendo os - poucos - escritos e as - poucas - idéias do novo presidente da Bolívia, Evo Morales. Chama a atenção pela simplicidade, e não no bom sentido, o homem é muito simples no sentido de que lhe faltam condições para assumir cargo de tamanha relevância, a presidência de um país não é cargo para néscios, ou para semi-alfabetizados - a semelhança de outros presidentes que tenho visto por aí.

Num mundo moderno complexo, onde as exigências são extremas, não há mais espaço para manifestações tribais; a não ser que nos entreguemos a uma cruzada "involucionista", quem sabe, dessa forma, nós não chegaríamos novamente à vida nas cavernas? Há quem defenda esta tese como sendo a verdadeira evolução.

A defesa de Evo Morales das plantações de coca também é primária. Salta aos olhos que o interesse maior não é preservar o hábito cultural milenar de mascar folhas de coca; ainda mais quando se sabe o alto valor da coca no mercado negro. Ou o novo presidente boliviano quer me fazer crer que os índios cocaleros vivem só mascando e comendo as folhas como coelhos?

São cocaleros porque vivem do comércio que fazem das folhas de coca; e o comércio em larga escala das folhas só interessa ao tráfico de drogas, o resto é balela.

No comments: