Saturday, April 14, 2007

Recordes ou espertezas?

Falam em milhares de pontos, que certamente devem se traduzir um milhares de reais. Existe até um certo ufanismo - ou uma torcida - de parte dos jornalistas especializados que noticiam a quebra de sucessivos recordes, aumentos que a bolsa de valores vai acumulando dia-a-dia.

Esse dia ouvi de banqueiros: a necessidade de diminuir os rendimentos da poupança ante a diminuição do valor dos juros no país. Sabem como é, poupança é coisa basicamente popular, e já estava dando absurdos 0,68% de rendimentos mensais! Aonde já se viu tal absurdo!

Claro que os juros no país, no dinheiro que esses mesmo banqueiros emprestam ao governo andam na faixa acima de 12% ao ano, ou de 40% quando se trata do tomador comum, mas isso é outra história... quem pode, pode! Claro também que nesse festival de pontos a bolsa chega a conceder ganhos de 1,5% num único dia. Tudo isso é normal!

O problema está nos 0,68% ao mês da poupança... Depois, se amanhã ou depois a bolsa ameaçar de quebrar, basta invocar um "choque bolsâmico", que o governo - leia-se povo, paga a conta! Nos capitalismos é assim, privatiza-se os lucros, sociabiliza-se os prejuízos!!!

No comments: