Thursday, April 26, 2007

O inevitável

Bush não quer aceitar o inevitável: os norte-americanos perderam a Guerra do Iraque. Depois daquela papagaiada protagonizada no porta-aviões americano, com Bush chegando fantasiado de piloto para dizer que haviam ganho uma guerra em aberto, agora é definitivo: a guerra está perdida.

Não há como ganhar uma guerra que se trava nos moldes dessa. A exemplo do já aconteceu no Vietnã, uma guerra de guerrilhas não pode ser ganha pelo poderio militar, pelas armas, principalmente quando se enfrenta um inimigo suicida, kamikaze, caso do Iraque.

O Congresso Americano - agora com maioria democrata - aprovou o pedido de suplementação de verbas para o confronto no Iraque, condicionado ao início da retirada em 11 meses. É certo que a decisão será vetada pelo presidente Bush.

Essa semana se noticiou que o Governo Iraquiano está escondendo o número real de baixas no Iraque para diminuir o impacto sob a opinião pública local e mundial. O certo é que quase todo dia morrem centenas de civis nos atentados à bomba.

O desfecho de tudo isso ainda é incerto, nessa guerra que nunca deveria ter iniciado.

No comments: