Sunday, October 26, 2008

Pérolas, mas...

Estava conferindo há pouco algumas imagens das já famosas "Pérolas do Orkut", essas fotos e textos que o pessoal publica nas suas páginas pessoais no site Orkut. Não há como negar, as fotos e os textos são engraçados, alguns chegam a ser bizarros.

Mas esse humor é um tanto quanto tragicômico. Chego a imaginar que muito do que se vê em alguns perfis do Orkut não sejam autênticos, mas montagens propositais, perfis feito com essa finalidade: explorar um lado humorístico ou bizarro, dependendo do modo com que você olhar.

Em se tratando de perfis originais, não deixo de nutrir um sentimento de compaixão. Seja pela inocência de algumas imagens, seja pela falta de cultura de alguns textos lá publicados. O site acaba por expor o nosso pior, ou seja, não deixamos de estar rindo de nós mesmos, das nossas profundas e eternas desigualdades sociais e, por via de consequência, culturais.

Vejo ali exposto, escancarado em nuas e cruas imagens, e em pungente textos a nossa feia cara, a nossa pobre cara, a cara feia do Brasil, a nossa tão cara massa de desassistidos.   

No comments: